Uma coisa é fato e isso todos temos de concordar, o brasileiro tem vivido mais! Pesquisas nos últimos anos como a do IBGE têm apontado que a nossa expectativa de vida aumentou consideravelmente; até o momento em que este texto foi escrito, a expectativa de nossos velhinhos já chegou aos 76 anos.
Contudo, uma questão precisa ser abordada.
Viver muito não é o mesmo que envelhecer com qualidade, e este último pode ser um fator decisivo na longevidade de nossos idosos. Se nossa geração de jovens não sabe cuidar da sua saúde corporal; isso significa que nossos jovens estão à mercê disso também.
É aí que procedimentos como uma massagem muito bem aplicada podem fazer toda a diferença.
Os benefícios são múltiplos. Receber uma massagem não só aumenta a elasticidade da pele e dos movimentos, mas também elimina dores resultantes de músculos contraídos, especialmente os derivados de problemas crônicos de saúde. O trabalho de massagem em idosos é muito gratificante porque restaura a consciência corporal da pessoa, cuja consciência ficou perdida no tempo, devido a falta de contato físico.
No trato com os idosos, observamos várias características de comportamento e saúde, que especificaremos a seguir:
Bora lá!?
Condições
Quando falamos de nossos velhinhos todo cuidado é pouco não é mesmo!?
Basicamente, existem duas classes de idosos (por favor, entendamos o termo “classe” sem demagogia) que conta bastante na hora aplicar o tipo de massagem.
Primeiro: Temos aqueles que têm sua saúde em dia, alimentação saudável e balanceada; estes podem fazer usufruto da massagem como um complemento para sua rotina ativa e saudável.
Segundo: Este segundo grupo já tem uma condição mais delicada, porque além dos problemas característicos da idade, mantêm uma rotina bastante sedentária. A massagem entra para eles como um tratamento eficaz, pois não costumam praticar exercícios e por isso há riscos de má circulação sanguínea e linfática que podem com o tempo ocasionar uma necrose celular.
E infelizmente a gente sabe que, verdade seja dita, nossos amigos da terceira idade não têm hábitos de praticar exercício, na verdade muito pelo contrário; isso resulta em milhares de idosos com problemas de circulação, funções motoras e outras condições.
Benefícios
Como já foi proposto no texto; uma massagem muito bem aplicada pode em muito beneficiar a condição de nossos idosos no prolongamento e qualidade de vida deles; sendo assim, ter conhecimento de diversas técnicas de massagem é algo essencial.
Confira no tópico abaixo:
- Aumenta a circulação sanguínea;
- Aumenta a circulação linfática;
- Alivia dores;
- Reduz stress e ansiedade;
- Aumenta a amplitude da mobilidade articular;
- Melhora os padrões de sono;
- Possível melhoria sintomatológica na doença de Alzheimer;
Como vimos não é somente uma condição ligada ao físico, mas o próprio campo emocional do idoso é afetado também, pois um dos pontos chaves é o cuidado individual que eles recebem; isso conta bastante para sua autoestima.
Lembrando que, cada idoso apresentará um quadro diferente que necessitará de uma atenção específica para ele; ok!?
Massagem relaxante
O mal que mais afeta as pessoas em nossos dias são as chamadas doenças psicossomáticas, ou seja, o nível de stress é elevado a um patamar tão alto que o próprio corpo começa a sofrer. Como já diziam os antigos “quando a mente sofre, o corpo padece”. Entretanto; isso significa que o contrário disso também é verdadeiro; uma boa condição física também pode afetar positivamente as condições emocionais.
Isso nos mostra a extrema importância da massagem como uma arma contra o stress, ansiedade e até mesmo depressão. Sabemos que alguns de nossos idosos são um pouco mais fragilizados nesse campo o que nos faz compreender que uma boa condição física pode até mesmo salvar uma vida.
Você pode ler mais sobre a massagem relaxante clicando aqui.
Reflexologia
A área da reflexologia, ou reflexologia podal, é o estimular dos pés a fim de liberar energias sutis e com isso trazer sobre o corpo revitalização nas condições motoras. Os nossos pés são cheios de terminações nervosas, elas se coligam com o restante do corpo, por isso que ao massagear os pés o efeito de relaxo é sentido no corpo inteiro.
Você pode ler mais sobre a reflexologia clicando aqui.
A massagem nas áreas reflexas dos pés estimula o sistema imunológico e outros mecanismos de auto-equilíbrio orgânico, auxiliando-o preventivamente. As doenças reumáticas nos idosos são grande número de doenças próprias do sistema locomotor ou de doenças de outros órgãos que podem manifestar-se nos ossos e articulações.
Esta técnica também pode ser usada na condição de alívio de dor, uma vez que há inflamação nas articulações, pontos de pressão são aplicados nesses locais a fim de suprimir a sensação incômoda.
Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática poderá aliviar as dores provocadas pelos edemas ou inchaços nos membros inferiores, pois os estimula a trabalhar de forma mais eficiente e rápida. Ela é aplicada nos trajetos dos sistemas linfáticos e impede assim a retenção de líquido.
Se você precisa se especializar ou começar a fazer massagem, clique aqui.
E aí… gostou no nosso texto?
Não deixe de conferir as outras postagens e fique por dentro de tudo sobre massagem 😉